domingo, 18 de julho de 2010

Tentando usar meu cérebro (ou não)

Inteligência, opinião e atitude me atraem tanto que a beleza se torna apenas um complemento (indispensável, no entanto). Eu dispensaria qualquer materialismo inútil por algo de conhecimento vantajoso. É algo que não pode ser tirado de si ou dos outros. Roubem minha casa, minha conta bancária e até mesmo falsifiquem meus documentos, mas meus conhecimentos, ah isso ninguém tira de mim. 
Acredito que ter opinião formada é mais valioso que a cotação da bolsa de valores. O que seria do material sem a inteligência que o fez?
O que existe nesse mundo que não foi criado em base no conhecimento? Se souber responder, me avise.
Não ter opinião é o mesmo que ser nulo. Ser nulo é ser inútil. Ser inútil é ser vazio. Ser vazio é ser nulo. Isso nunca acaba até que se crie coragem pra ter opinião. Você é o que você pensa. Agir é fácil, pensar é o que consta. Pensar é a parte mais difícil de qualquer ação. Não existe ação sem pensamento. Uma ação sem pensamento não é ação, é reação. Reação é a ação não pensada, é automática, vem do nulo, do básico. Um sistema fácil da natureza, sem complexidade, repetidamente, isso é uma reação. Ação é pensada, manipulada e articulada, só existe porque foi elaborada. 
Inteligência é algo que ou nasce ou se obtém. Se por vantagem alguém nasce com uma certa inteligência e a não desenvolve, é o mesmo que não tê-la. Porém, o que não tem a vantagem nata adquire com o tempo, talvez melhor, talvez não seja tão capaz quanto. Inteligência, ou você se esforça pra ter ou você ter. 
Opinião se forma, não nasce. Opinião não vem da personalidade, vem da exerção da personalidade. Ter opinião é concluir a inteligência de forma pessoal. Opinião torna a inteligência menos concreta. Ou você tem opinião, ou você não tem. Não existe meio termos, afinal, alguém consegue se partir ao meio?
Atitude não é dizer o que pensa sem pensar, atitude é dizer o que se pensa de forma inteligente. Não acredite que atitude é o mesmo que ousadia. Ousadia talvez seja algo não pensado, ou não. Atitude é o que se faz de forma inteligente e quebrando padrões, de forma que não danifique conceitos. Atitude sem inteligência não é atitude, é falta desta. Afinal, o que as pessoas tem dentro do crânio mesmo? Cérebro, não é? Cérebro: alguns têm, outros acreditam ter. Mais importante do que ter um cérebro é saber usá-lo. Afinal, um cérebro é como um membro, se você não sabe usá-lo se torna inútil. O que é um cérebro inútil apenas cumprindo funções de sobrevivência? Seria ótimo se o cérebro fosse usado mais vezes para pensar não apenas pra ocupar o crânio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário